Ao iniciar parcerias com novos Clientes, muitas vezes percebemos que o registo de marca não foi não foi, até então, uma das suas prioridades, tendo antes optado por desenvolver o produto ou implementar um determinado serviço junto do consumidor.

 

Quando um produto ou serviço alcança o nível desejado de desenvolvimento, o criador inicia o processo de proteção da marca que tem usado para identificar os ativos colocados no mercado. Isto levanta uma questão fundamental: qual é o verdadeiro valor de registar uma marca?

 

A resposta apesar de simples, não será fácil de concretizar em tão poucas palavras. De forma simplificada, na perspetiva jurídica, o registo de uma marca confere ao seu titular o direito exclusivo de monopólio do sinal que este associou ao seu produto ou serviço. 

 

Do ponto de vista sociológico, uma marca permite criar uma relação sólida entre o consumidor e o produto ou serviço, uma relação que é tão forte quanto a qualidade percebida pelo consumidor.

 

Portanto, é na combinação destas duas perspetivas que encontramos o verdadeiro valor do registo de marcas. Essa ação impede o surgimento de marcas concorrentes com características semelhantes, que poderiam levar o consumidor a não conseguir distinguir qual marca representa o produto ou serviço que já conhece e deseja adquirir.

 

Nesse sentido, o registo de uma marca pode ser considerado uma forma de proteger, por meio desse sinal distintivo, o produto ou serviço que está sendo comercializado. Isso permite que o titular da marca controle, até certo ponto, o mercado em que opera e que se apresenta como mais lucrativo para o seu modelo de negócio.

 

O registo de uma marca com essas características só pode ser totalmente bem-sucedido se for acompanhado, desde o início, por um profissional que combine conhecimento técnico-jurídico com sensibilidade para entender o mercado.

 

Na área de Propriedade Industrial, o sucesso baseia-se em aconselhamento prévio e no desenvolvimento de estratégias para fortalecer os ativos do Cliente desde o início. Esse tem sido o compromisso da A.G. da Cunha Ferreira, Lda. desde a sua fundação.

 

26 Fevereiro 2021