EM PORTUGAL
Destacamos os dados apresentados pelo INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) e pelo EPO (Instituto Europeu de Patentes) que revelam que o número de pedidos de patente em Portugal triplicou na última década.
O número de pedidos apresentados por empresas e instituições portuguesas junto do EPO tem revelado um aumento gradual, em 2018 com um crescimento de aproximadamente 47% (o aumento maior da década) e em 2019 com um crescimento de mais de 20%. Esse facto levou o presidente do EPO, António Campinos, a afirmar que este notável progresso em Portugal “demonstra que o país continua a aumentar a sua capacidade de investigação, desenvolvimento e inovação”.
O crescimento dos pedidos de patente com origem em Portugal deveu-se, sobretudo, ao crescimento significativo das áreas tecnológicas: com um maior número de pedidos de patente em 2019, a área de tecnologia médica apresentou um crescimento de cerca de 83%, seguida de áreas como a farmacêutica e a de mobiliário e jogos.
Destacam-se ainda as instituições portuguesas que apresentaram ao EPO, o maior número de pedidos de patente em 2019: a Novadelta - Comércio e Indústria de Cafés; a Universidade de Évora; e a A4TEC (Association for the Advancement of Tissue Engineering and Cell Based Technologies & Therapies).
NO MUNDO
Em 2019, o EPO recebeu mais de 181 mil pedidos de patente, o que representou um novo recorde e uma subida de 4% em relação a 2018.
No top cinco de pedidos de patente ficaram os Estados Unidos da América (25% do total), seguidos da Alemanha, do Japão, da China e da França.
Já no ranking de empresas que solicitaram mais patentes junto do EPO em 2019, ficaram a Huawei, a Samsung e a LG, por ordem de grandeza, visto o aumento de pedidos de patente nos campos da comunicação digital e tecnologia informática ter sido uma tendência evidente.
Pela primeira vez em mais de uma década, a comunicação digital e tecnologia informática ultrapassaram a tecnologia médica, dada a importância de tecnologias ligadas à transformação digital.
Nesta última década, o A.G. da Cunha Ferreira acompanhou milhares de pedidos de patente em Portugal e no mundo. Desenvolva também projetos e inovações, nós cá estaremos ao serviço do seu sucesso.
Conte connosco,
A.G. da Cunha Ferreira
24 Agosto 2020